quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Cientistas acham dinossauro "Schwarzenegger"


Uma nova espécie de dinossauro, apelidado de "Schwarzenegger", acaba de ser descrita pela primeira vez por cientistas em um artigo publicado pela revista especializada "Zoological Journal of the Linnean Society".

Segundo os cientistas, o Gryposaurus monumentensis, com seu grande bico, centenas de dentes e 10 metros de comprimento, pertence à maior e mais forte espécie já encontrada da família dos hadrossauros, os dinossauros de bico-de-pato.
Reprodução
Gryposaurus monumentensis, com seu grande bico e centenas de dentes tem 10 metros
Gryposaurus monumentensis, com seu grande bico e centenas de dentes tem 10 metros

A criatura descoberta em um parque nacional no sul do Estado americano do Utah em 2004, viveu nas florestas cretáceas da América do Norte entre 65 e 85 milhões de anos atrás e era um herbívoro.

"Quando você combina 800 dentes com uma mandíbula muito grande e forte, e um bico, você tem um formidável comedor de plantas", disse um dos autores do artigo Terry Gates, do Museu de História Natural de Utah.

"Ele era o Arnold Schwarzenegger dos dinossauros de bico-de-pato", disse Scott Sampson, também do museu.

O Gryposaurus monumentensis foi encontrado no parque nacional Grand Staircase-Escalante National Monument, no sul do Estado. O local é um dos favoritos de paleontólogos, que já encontraram outras espécies na região, entre elas o dinossauro carnívoro Hagryphus, parecido com o Velociraptor, e espécies de tiranossauros.

Nenhum comentário: